NEWSROOM

NEWSROOM

Notícias e Informações sobre o mundo da Cibersegurança

Saiba quais foram as últimas Alertas de Vulnerabilidades e Falhas de Segurança

O probelma está entre a cadeira e o teclado
2020-04-02 09:45:13am

"99,9% dos erros, estão entre a cadeira e o teclado" esta é uma frase bem antiga e que me vejo cada vez a usar mais. É uma maneira simpática de dizer "já fizeste asneira"

A realidade é que os computadores, somente executam funções e se há algum erro, muito provavelmente é de origem humana... sou seja, do utilizador !

Por falta de conhecimento, ou por mera distração, a maior parte, "se não todos" os erros são sempre da culpa do utilizador. Isto é duro, mas é a pura verdade, porque um computador só fica infectado se clicarmos num link, ou abrirmos um ficheiro, ou executarmos um programa, só aí é que os problemas começam.

Para que um computador seja infectado, é preciso que um programa previamente infectado seja executado. Isto pode ocorrer de diversas maneiras, tais como: abrir arquivos anexados aos e-mails; abrir arquivos do Word, Excel, etc; abrir arquivos armazenados em outros computadores, através da partilhas públicas ou privadas; instalar programas de procedência duvidosa ou desconhecida, colocar no Pc uma pen drives de origem desconhecida; entre muitas outras formas

Novas formas de infecção estão sempre a surgir. Portanto, é importante manter-se informado, ter uma postura defensiva e desconfiar sempre, até prova em contrário.