NEWSROOM

NEWSROOM

Notícias e Informações sobre o mundo da Cibersegurança

Saiba quais foram as últimas Alertas de Vulnerabilidades e Falhas de Segurança

Que tipos de Hackers há ?
2020-04-05 08:58:35pm

A verdade é que estamos numa altura em que os ataques informáticos são cada vez mais frequentes e as empresas são fortemente penalizadas com esta situação.

Contudo, a verdade é que não existe apenas um tipo de hacker. São diversos tipos e na verdade nem todos têm como principal intuito atacar empresas e conseguir dinheiro em troca.

Existem diversos tipos de hackers, que têm várias denominações, pois baseiam-se em filosofias diferentes de hacking.

Há uma lista que está a crescer, pois os Hackers estão a criar grupos e estão-se a adaptar às novas realidades. Contudo, há 3 principias denominações de Hackers, tudo o resto são variantes de várias fusões entre grupos.

Os grupos principais, são:


Black Hat
Chapeu Preto

São também conhecidos como Dark-Side Hacker e não respeitam os códigos de ética da comunidade em que se inserem.

São eles que têm contribuído para denegrir a imagem dos hackers, pois utilizam os seus conhecimentos para a prática de crimes através da Internet (roubo de dados e informações secretas das empresas).

Desta forma, estes são aqueles com que terá de se preocupar.


Grey Hat
Chapeu Cinzento

São tipos de hackers que estão entre os white hat e os black hat e que invadem sistemas apenas por diversão, no entanto não mexem nem divulgam dados interditos ou confidenciais.

Muitas vezes atuam em troco de dinheiro, ou seja, exploram as vulnerabilidades do sistema de uma determinada empresa, e caso encontrem alguma, oferecem-se para a resolver a troco de dinheiro.


White Hat
Chapeu Branco

São hackers que estudam sistemas de redes há procura de falhas na segurança, respeitando sempre os princípios da sua ética.

Quando encontram algum tipo de falhas na segurança, reportam aos responsáveis das empresas (bancos, governo, empresas comerciais) para que estes possam tomar as devidas medidas de segurança.

INFOSEC WHEEL

Apresentando a roda de cores InfoSec

misturando programadores com equipes de segurança vermelhas e azuis

Fonte & mais informações @ https://hackernoon.com/